Cada pessoa tem sua própria ideia sobre sucesso. Muitas acreditam que ele esteja ligado ao status, aos bens “físicos” e financeiros que se possui. Outras acreditam que sucesso está relacionado a um bom cargo, uma boa posição social, a um relacionamento familiar estável e harmonioso, ao fato de se viajar ao redor do mundo a cada oportunidade. Mas, como cada pessoa atinge esse sucesso? Você acredita, realmente, que alguém de sucesso é aquela pessoa que não tem problemas? Ledo engano.
Uma pessoa de sucesso é aquela que consegue superar as adversidades, independentemente de quais sejam elas. Uma pessoa de sucesso não é aquela para quem está sempre tudo bem, mas quem consegue transformar o que não está bom em algo melhor; quem consegue transformar o fracasso em ensinamento para atingir o sucesso.
No meu trabalho como Coach de Relacionamento, atendendo às mulheres em sessões individuais ou em grupo no programa Pronta para o Romance e percebo que, a grande maioria das que me procuram tem um histórico amoroso bastante complicado. Ouço um caso após o outro de amor que não era amor, de tentativas frustradas, de romances que terminaram, até mesmo, na delegacia. Todas essas histórias são muito doloridas – imagina para quem coleciona mais de uma delas?
Se estendermos o conceito de sucesso versus fracasso para as outras áreas da vida, eu te pergunto: quantas vezes a gente não cai devido a expectativas financeiras ou profissionais que não se concretizam? Ou por confiarmos em parceiros de negócios que acabam se mostrando totalmente diferentes do que tínhamos imaginado? Quantas de nós não enfrentam acidades, percalços e outras vicissitudes? Na realidade, todo ser humano enfrenta adversidades, problemas, fracasso… porque isso faz parte da vida!
Mas quando observamos o outro, de fora, e dizemos “aquela pessoa é uma pessoa de sucesso“, e nós colocamos o sucesso como resposta de algo positivo, precisamos entender que o sucesso não veio para aquela pessoa porque ela alcançou aquele positivo, mas por causa de muitas barreiras ultrapassadas para chegar naquele sucesso final.
Perceba: quando você vê uma mulher num relacionamento amoroso feliz, acredite que isso não aconteceu só porque ela “tem sorte”, ou porque “encontrou a pessoa certa”. Ela está nesse relacionamento de sucesso porque conseguiu superar as crenças que a tirariam desse sucesso, desse relacionamento. Ela acreditou que, apesar de toda dificuldade que esse relacionamento pode trazer, o melhor caminho seria se entregar à sua melhor versão nessa situação. Ou seja: ela deu o melhor que ela tinha para superar todos os obstáculos e transformar o fracasso em sucesso.
Lembre-se: não é por causa dos fracassos que você teve na vida, que você não vive o sucesso que você é de verdade. Os fracassos devem ser a alavanca que faz querer celebrar o lado positivo da vida!
Miria Kutcher