Dia 12 de junho é uma data que não passa despercebida, pelo
Resolvi compartilhar
Origem do dia dos namorados
Vamos aceitar o fato de que a origem do dia dos namorados no Brasil não é uma lenda urbana, muito menos um evento de amor. A história é, na verdade, bem comercial.
Foi lá em 1948 que as redes de lojas Clipper notou que, durante junho havia uma queda nas vendas. Isto porque, neste mês não havia nenhuma data comemorativa.
Então, para mudar essa situação, a empresa contratou o publicitário João Dória. O que ele fez? “Copiou” o Valentine’s Day, escolhendo o dia 12 de junho para as comemorações.
E por que dia 12? No Brasil, as mulheres, esperançosas na busca de um amor, homenageiam o Santo Antônio, o “santo casamenteiro”, no dia 13 de junho. Então, nada mais justo do que escolher o dia anterior às homenagens ao santo do amor.
A estratégia de Dória surtiu efeito com o slogan “não é só com beijos que se prova o amor”, o que alavancou as vendas da loja e criou a tradicional troca de presentes da data.
Exatamente no dia 12 de junho de 1949 começaram as trocas de presentes entre os namorados, o que acontece até os dias atuais.
Ah, e se você não conhece o Santo Antônio, vale resumir um pouquinho de sua história: Fernando Bulhões (o Santo Antônio) era um frade franciscano, nascido em 1195, em Portugal, mas viveu durante a maior parte de sua vida em Pádua, na Itália. Ele ajudava mulheres a encontrarem um marido oferecendo às mais humildes ajuda para conseguirem um dote e um enxoval para o casamento.
Quer viver o romance você também? Aproveite o programa Pronta Para o Romance
Dia dos namorados no restante do mundo
Se o dia dos namorados no Brasil foi marcado como 12 de junho, a maioria dos países do hemisfério norte comemoram no dia 14 de fevereiro.
A data remete ao Santo Valentim (Valentine), que, na época do Império Romano, era um bispo da Igreja Católica que realizava casamentos. E o que tem demais nisso? É que o então imperador Claudius achava que solteiros lutavam melhor, então proibiu os homens de se casarem. O bispo Valentim desrespeitou essa ordem e continuou realizando matrimônios.
Conta a história que ele acabou preso e condenado à morte. Mas, na prisão, se apaixonou pela filha cega de um dos carcereiros, que lhe trazia comida. Antes de morrer, ele lhe escreveu uma carta – e então por milagre ela recuperou a visão. A carta era assinada “para sempre Seu Valentim” e até hoje o dia de sua morte é celebrado como o dia dos apaixonados e os cartões costumam ser assinados assim como ele assinou a carta. LINDO!!!
Aqui no Brasil apenas os namorados trocam presentes, mas no Valentine’s Day, amigos e parentes trocam cartões nessa data também.
Veja como usar o celular a seu favor e encontrar seu par perfeito com o curso Sedução Pelo WhatsApp
Curiosidades sobre o dia dos namorados
-
O cupido é o símbolo do amor e também do dia dos namorados. Sabe por quê? É que ele é considerado o Deus do amor na mitologia Romana. Filho de Vênus, deusa do amor, da beleza e da fertilidade, e Marte, o Deus da guerra. O Deus do amor é retratado como um menino nu, com asas, com os olhos vendados e um arco.
- Outra curiosidade é sobre o presente favorito dos casais: o chocolate. Curiosamente, a primeira caixa de chocolates especialmente entregue no dia dos namorados foi vendida em 1800 pela empresa Cadbury. Ano após ano, o chocolate é um dos presentes favoritos entre casais no mundo todo. Os casais mais apaixonados acrescentam com jantares românticos, buquês e bichos de pelúcia.
- Mas se há uma tradição que se manteve ao longo dos séculos, esta tradição é enviar cartas de amor e cartões postais. Uma curiosidade sobre o dia dos namorados nos Estados unidos é que os primeiros cartões com corações e cupidos começaram a ser vendido em 1840. Hoje, mais de 1 bilhão de cartões são enviados entre os americanos. Bem, o email e ecards tiraram o volume de cartas de amor….mas significa a mesma coisa, não é mesmo?
- Os casais buscam mais prazer no dia dos namorados. Isto é o que comprovou um dado dos fabricantes de preservativos Durex, que revelaram que no nessa data as vendas aumentam em até 30%.
E como você experimenta o seu dia dos namorados? Acha que é pura bobagem ou gosta de incrementar e aproveitar o momento? Independente do seu estilo, o importante é celebrar o amor!!