Quem você é de verdade?

 

Preciso te fazer uma pergunta bastante honesta: quem é você?

Não estou perguntando o seu nome, a sua profissão ou trabalho, ou de quem você é mãe ou filha. Estou perguntando quem é você, embaixo das máscaras que escolheu usar no cotidiano. Quem é você quando está sozinha em casa, numa noite chuvosa. Quem é você aí, no seu íntimo?

Faço essa pergunta e aguardo você encontrar a sua resposta. Isso porque muitas mulheres, inconscientemente, fogem de um relacionamento por medo de mostrar as próprias fragilidades e vulnerabilidades. Elas têm medo de se abrir e de se expor para o outro. E esse é um grande equívoco.

Nós, mulheres, temos muitas facetas diferentes dos homens. Por mais independentes e autônomas que sejamos, também temos mais sensibilidade – mesmo quando tentamos escondê-la sob máscaras e véus. Nós, mulheres, também temos as nossas fragilidades e vulnerabilidades. Acontece que, com o passar do tempo, e até como reflexo de relacionamentos ruins que tenhamos vivido no passado, tentamos esconder de todos esse lado nosso.

Por quê? Talvez por medo demonstrarmos as nossas imperfeições ou com receio de que alguém mal intencionado possa cutucar as nossas feridas, evitando que elas cicatrizem.

A verdade do relacionamento

Eu como coach de relacionamento já atendi a muitas mulheres nessa mesma situação, que preferem se mostrar fortes e perfeitas o tempo todo; que evitam relacionamentos mais íntimos por medo de serem magoadas. A minha recomendação, entretanto, é: tire todas as máscaras e mostre-se exatamente como é.

Um relacionamento verdadeiro é aquele em que nós conseguimos viver essa fragilidade e fazer com que, a partir disso, tenhamos um complemento que nos faça sentir melhor. Ao demonstrarmos a nossa fragilidade, o nosso medo de não ser aceita, ao invés de aumentar a nossa “dor” estamos nos abrindo para alguém que possa acolhê-la e tratá-la. Nos vídeos do meu canal do YouTube, no programa Pronta para o Romance e no grupo do Facebook, eu ensino o EFT – uma técnica de liberação emocional. Com a prática desses exercícios é possível acessar os seus sentimentos mais profundos e tratá-los de maneira eficiente e assertiva.

O EFT  é muito produtivo pois nos ajuda a assumirmos os nossos sentimentos, medos e emoções mais profundas. Ao fazemos isso, tomamos consciência desses sentimentos, medos e emoções, ganhando as rédeas deles. Ao invés de eles nos controlarem e paralisarem, somos nós que ficamos mais fortes.

E, de quebra, damos a oportunidade ao outro de nos fortalecer.

Espaço para ser você!

Um relacionamento de verdade é aquele em que nós temos espaço para mostrar a nossa verdade e para sermos aceitas como tal. Nele, você pensa (e sente): sou amada da maneira que eu sou e o que há de mais frágil em mim me fortalece.

Para nós conseguirmos viver um relacionamento legal, precisamos conseguir mostrar o nosso lado mais frágil e fazer com que esse lado fique mais controlável, mais fácil de lidar, porque o outro nos complementa nessa parte.

Caso você se mostre efetivamente e, mesmo assim, não aconteça esse fortalecimento da relação, pode ser a indicação de que ao invés de saudável ela é toxica, que não tem nada de positivo e verdadeiro nessa relação.  Assim, ao nos revelarmos exatamente como somos, criamos também um filtro para selecionar quem deve permanecer ou partir das nossas vidas.

Por isso, conheça-se. Mostre-se. Seja quem você é de verdade. Tenha a coragem de se abrir – para o outro e para o amor.

Você merece ser amada. E ser completamente feliz.

Miria Kutcher