Ouça seu cliente

listen_200Quando se está construindo uma clientela, uma das coisas mais importantes é ouvir…

1. Ouça a si mesmo com inteligência.
2. Ouça seus clientes com curiosidade.
3. Ouça o mercado com flexibilidade
4. Ouça seu corpo com respeito

Se você se ouve, então estará sempre desenvolvendo seu diferencial e dando o seu melhor. Se você se ouve, sabe o que ‘deve’ ser feito, como e quando. Você sempre sabe quando as coisas estão fluindo e você está pondo em prática seus objetivos e atingindo suas metas. Ou, sabe o momento de parar quando necessário. E você principalmente saberá quando estiver trabalhando com os clientes certos e do modo certo.

E por falar em clientes: sério, ouça o que eles querem. Você terá MUITAS formas de sempre desenvolver o que sabe e gosta, mas certifique-se de promover seu trabalho com o que seus clientes mais desejam. Você deve oferecer primeiro a solução que seu cliente deseja e conquista a atenção deles. Depois pode mostrar apresentar mais propostas. Não existe nada pior do que um profissional oferecendo um produto diferente do que o cliente quer, e se o cliente ainda não conhece o profissional, acaba não voltando mais.

Ouça atentamente o mercado e escute o que está acontecendo, MAS não se distraia e nem se preocupe com o que está fazendo de diferente. Fique atento às tendências e o modo como as pessoas trabalham, pessoas que o inspiram e mentores que você admira. Veja o que está dando certo e aperfeiçoe, personalize.

Ouça seu corpo. Se, assim como eu, você é a figura mais ativa do seu negócio, você precisa se cuidar. No meu caso, tenho dores de cabeca fortes quando não escuto o meu corpo.

E, por último mas não menos importante. Escute primeiro o seu coração e siga o seu caminho com coragem e determinação.