Blog

O poder do abraço

Você já percebeu o quanto ser abraçado por alguém numa situação de vulnerabilidade nos traz uma sensação de bem-estar?

Pois bem, não subestime a força do abraço, que é verdadeiramente muito poderoso!

Nessa era da tecnologia, esquecemos de dar valor aos diversos benefícios que um abraço pode nos proporcionar, seja para a saúde mental, física ou emocional.

O abraço faz bem para a saúde

Estudos comprovam que um abraço apertado tem o poder de reduzir os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea, além de diminuir o risco de doenças cardíacas. É que a nossa pele possui uma rede de centros de pressão que ficam em contato com o cérebro por meio de nervos conectados a vários órgãos, inclusive o coração.

O abraço ainda é capaz de reduzir os níveis de cortisol, que é considerado o hormônio do estresse.

Se por um lado o estresse é reduzido, por outro o corpo libere oxitocina, que é o hormônio da felicidade e do amor. Como um gesto tão simples como esse é capaz de intensificar os sentimentos de apego, conexão, intimidade e confiança?

Falando em hormônios, os abraços estimulam a liberação de dopamina, o hormônio do prazer, e a serotonina, o hormônio do bem-estar.

Ainda tem o fato de que nosso sistema nervoso processa o abraço como uma recompensa, fazendo com que tenhamos uma sensação de prazer.

O seu abraço tem um valor, e você também! Aprenda a se valorizar a cada dia mais com o curso Arte de Conquistar

Receber abraços na infância torna a vida adulta melhor

Se lembra dos abraços na infância, quando tudo estava bem?! Então, estudos mostram que as pessoas que receberam abraços na infância, mostraram menores sinais de estresse na vida adulta.

As sensações táteis dos abraços protetores que recebemos de nossos familiares na infância se mantêm no sistema nervoso quando nos tornamos adultos, aumentando assim nossos sentimentos relacionados ao amor próprio.

Os abraços foram incluídos na mesma categoria do riso e da meditação, consideradas atividades que nos ajudam a esquecer dos problemas do dia a dia.

O abraço é essencial nos relacionamentos

E, claro, o abraço é essencial nos relacionamentos: a troca de energia que ocorre durante um abraço é algo inexplicável, ajudando a intensificar os bons sentimentos e repassar uma ideia de compreensão.

Quando abraçamos alguém, abaixamos nosso nível de estresse, nos conectamos com o outro e a vida fica mais leve.

Que tal fazermos uma corrente de abraços?

Conheça outros cursos que estão impactando a vida de milhares de brasileiras.

O abraço na prática

Em meu canal no Youtube você pode acompanhar a série “Uma Coisa é Certa”. Em um dos vídeos, o tema foi: aquele abraço apertado pode salvar uma vida.

Acompanhe você também. Inscreva-se!

 

Comentários (0)

© Copyright 2017 - Miria Kutcher - Coach de Relacionamentos.