Blog

Metamorfose: a vida está em constante transformação

Afinal, uma lagarta não se transforma em uma borboleta por acidente

Há quem se vanglorie pela constância, por ser sempre a mesma pessoa, estável. Porém, a transformação é fundamental para o equilíbrio da nossa vida. Você será sempre a mesma pessoa, mas não custa nada melhorar!

A transformação pessoal é um processo que exige a convergência de uma série de fatores. Tempo, foco e respeito aos “passos essenciais” é a tríade necessária para que esse processo aconteça. A transformação pessoal não para, pois estamos sempre em evolução, sempre indo e acontecendo.

Em inglês usamos o termo “ongoing” para explicar esse processo, que está diretamente ligado à nossa evolução, ao nosso amadurecimento e, até, ao nosso “empoderamento” como mulher, como profissional, como companheira ou amiga. E não dá pra falar em evolução sem falar em mudanças, na transição de um estado para o outro.

Muitas vezes, as mudanças que vivenciamos são sutis e, pode ser que demore para entendermos que estamos nesse processo. Uma singela mudança de pensamento, uma atitude diferente, a escolha por usar determinada palavra ao invés de outra em uma discussão. São coisas “pequenas”, mas podem culminar em grandes transformações, como uma grande quebra ou um grande recomeço. Certamente você conhece alguém que largou o “emprego fixo” para dar início a um novo negócio; ou alguém que se separou depois de muitos anos de casamento, por perceber que vivia um relacionamento abusivo ou infeliz.

Não importa o tamanho da mudança: o mais interessante é perceber que a vida está em constante movimento e que transformar-se faz parte da nossa evolução.

Saiba o que quer

E sabe o que é mais importante nesse processo de transformação? Saber, exatamente, o que quer mudar. Saiba se a sua intenção é: perder uns 10 ou 15 quilos para estar no corpo que combine mais ou que esteja em mais harmonia com o que você queira; ganhar mais dinheiro com o seu trabalho; mudar de trabalho, para ter mais tempo livre; doar tempo ou dinheiro para o voluntariado. Não importa qual seja o motivo que catalise a sua mudança: você só precisa saber o que quer, o que te deixará mais feliz. Pois, se você não souber qual mudança quer para a própria vida, será levado por ela…

Certamente, todos nós buscamos algo positivo nessa transformação. Veja o exemplo da borboleta: a metamorfose não acontece por acaso. Existem várias etapas para  que a lagarta ganhe asas e se transforme nesse ser tão admirado por sua beleza e sutileza. Mas, antes de poder voar, existe o tempo de reclusão, de ficar no casulo, e permitir que a mudança ocorra. Com as pessoas acontece o mesmo: há uma série de passos para a transformação ser positiva – e saber o que quer é o primeiro e determinante.

Qual é a receita para a mudança?

A receita para a mudança não é tão simples e, também, não é igual para todos. Mesmo assim, alguns passos básicos são úteis para todas as pessoas. Veja as minhas sugestões:

1 – Lembre-se de dar um passo de cada vez.

Muitas vezes não chegamos no destino final porque nos atropelamos logo no começo. Saiba que o tempo é necessário para que algo acontece e respeite o mestre, que é o tempo. Saiba que mesmo que você queira virar aquela borboleta linda e maravilhosa, você não pode cortar o processo da lagarta.

2 – Tenha foco: transforme uma área da vida por vez.

Além de dar um passo de cada vez na direção o que quer, é importante escolher uma área, um segmento da vida, por vez para agir. Mesmo que você sinta que “está tudo errado”, que você queira mudar a casa, o trabalho, a situação financeira, o amor e os outros relacionamento, é necessário parar, refletir e decidir sobre o que você irá agir primeiro. Colocando um segmento da vida em ordem fica mais fácil ter energia e motivação para transformar todo o restante.

 

Como eu disse: a transformação acontece sempre porque nós estamos em constante mudança. O mais legal é sempre se perguntar: o que eu quero mudar agora? É estar em movimento – e ter consciência dessas mudanças. É saber que tem responsabilidade de seguir na vida, desenhar vida do jeito que quer, da maneira eu combina com você e, mais precisamente, do jeito que vai te deixar mais feliz

 

Miria Kutcher

Comentários (0)

© Copyright 2017 - Miria Kutcher - Coach de Relacionamentos.