Blog

Escassez x Abundância

Como o medo de “não ter” pode te afastar do que você mais quer

Diariamente, lidamos com uma série de medos e preocupações, inerentes aos seres humanos, desde pensamentos sobre o tempo. Mas, um desses me chama atenção: o medo de não ter o suficiente. Quanto a possibilidade de escassez pesa na vida das pessoas e como mudar isso?

É curioso observar que o medo de não ter o suficiente, o medo da escassez, se apresenta de modos diferentes de uma pessoa para outra. Cada um vai enfrentar esse sentimento de uma maneira e ter uma atitude a respeito, também. Vejo que algumas pessoas lidam com o medo da falta… comprando. Isso mesmo: por ter medo de não ter alimento suficiente, por exemplo, acaba comprando comida demais, enchendo a geladeira, os armários, e a dispensa de itens que sequer terá tempo de comer. O medo é tão grande que precisam estocar – e, algumas, exageram nos itens estocados.

Há outras pessoas que temem tanto a falta que acabam não dando importância para nada. Elas se desapegam completamente de tudo para não terem que encarar o medo ou enfrentar a “falta”. Pensam: “se eu não tenho, eu não perco, assim é melhor para mim”.

Os relacionamentos, minha especialidade, também causam o medo da falta. Assim, enquanto alguns querem controlar todas as pessoas com quem se relacionam por medo de não terem ninguém por perto, outros se isolam do mundo e, simplesmente, não se relacionam com ninguém. Trancam-se no próprio universo, solitário, mas seguro.

Com dinheiro também acontece e é um grande problema, pois o medo da escassez as transforma em escravas. Elas precisam trabalhar, trabalhar, ganhar e acumular, se tornando sovinas, pois não desfrutam dos bens. No outro extremos, há quem nunca consegue ter nada, pois são perdulárias; assim, o dinheiro mal entra e já foi.

 

Reconheça a abundância!

Nos atendimentos que faço no meu trabalho de lifecoach, escuto a pergunta: “Miria, qual é a solução para esse medo de não ter o suficiente?”. Minha respostas é simples: o ideal é aprender, do fundo de cada poro, de verdade, que a abundância existe! Precisamos aprender e aceitar que, mesmo que não estejamos vivenciando a abundância (em relacionamentos, na vida financeira, de oportunidades de vida) ela existe!

Quanto mais conseguimos entender, aceitar e aprender que a abundância existe, menor fica o “meda da falta” e o pensamento de escassez.

A abundância pode não estar presente na sua vida nesse momento, mas ela existe. É como se alguém soubesse que não tem energia elétrica em casa porque  não pagou a conta, e que isso não significa que os vizinhos também sofrem com essa falta de luz, porque eles pagaram a conta.

Fazendo uma analogia, ao despertar para quem tem luz, para quem tem abundância; ao admirar a abundância do outro; ao participar dessa abundância do outro de forma positiva eu, automaticamente, saio da minha escuridão e vibro com a luz do outro.

O pensamento de escassez, o medo da falta, o receito de não ter o suficiente é real, é um medo humano vivenciado por todas as pessoas. Mas é necessário lembrar que nós viemos para transformar esse medo em algo maior, para superar esse medo. Vamos reconhecer a abundância, viver com ela e compartilhá-la com quem está ao nosso redor.

 

Miria Kutcher

Comentários (0)

© Copyright 2017 - Miria Kutcher - Coach de Relacionamentos.