Carência afetiva: como lidar?

Estar em contato com seus sentimentos é uma coisa boa. Ajuda você a entender como as coisas a afetam emocionalmente e a se conhecer melhor. No entanto, sentimento demais não é coisa boa! O excesso de qualquer sentimento pode ter consequências caóticas para seu emocional, possibilitando a somatização por parte de seu organismo e resultando até mesmo em doenças, como gastrite, rinite e outras doenças com fundo emocional. A carência afetiva é um desses excessos que precisam ser combatidos.

A carência afetiva exerce um poder muito grande sobre nossas atitudes. Faz com que questionemos as nossas escolhas e nossas companhias, faz com que sobrecarreguemos amigos, familiares e parceiros em relacionamentos, tudo pela incapacidade de lidarmos com ela. A pior consequência que a carência afetiva pode ter é cegar você em situações negativas: o medo de ficar sozinha ou sem seu parceiro pode fazer com que você perpetue um relacionamento prejudicial a você e à sua autoestima – e você, certamente, não pode permitir isso!

Por isso, senti a necessidade de redigir este artigo para você, que pode estar se sentindo sozinha, pra baixo, questionando a sua relevância, sua importância neste grande teatro que é a vida. Pois é, nela, todas nós temos um papel – e o diretor da peça também somos nós! Isso quer dizer que você pode escolher o papel que você deseja desempenhar. Claro que existe carência afetiva causada por problemas psiquiátricos, como a depressão, e que não pode ser controlada com uma boa dose de motivação. Mas mesmo nesses casos, pode ser extremamente importante entender que as rédeas da sua vida estão aqui e basta você tomá-las nas mãos para retomar o controle da situação!

A carência afetiva, como falamos, pode ter um fundo psiquiátrico. Ou seja, se você se sente sozinha, triste, tem pensamentos negativos e vive em constante insatisfação, pode ser uma boa ideia ir a um psiquiatra e investigar a causa dessa carência afetiva. Com o tratamento ideal, você não precisará se sentir angustiada o tempo todo e poderá voltar seus esforços a descobrir o que faz você feliz e a encontrar o parceiro ideal.

No entanto, essa carência afetiva pode ser por simples medo de ficar sozinha. Pode ser um problema psicológico, que pode ser resolvido com muita reflexão, muito aconselhamento e até mesmo terapia. Nesse sentido, o life coaching que prestamos aqui no Ready for Romance Club pode ajudar bastante. A técnica de terapia de libertação emocional (emotional freedom technique – EFT) ajudará você a combater traumas e sentimentos negativos que podem estar no caminho, impedindo você de encontrar seu verdadeiro lugar no mundo e seu parceiro ideal.

A carência afetiva também pode ser causada por uma falta de autoestima, com a qual a EFT também pode ajudar! O importante é sempre ter em mente que o amor começa dentro de nós, por nós mesmas. Para sermos boas amantes, precisamos amar a nós mesmas – e isso, muitas vezes, envolve passar tempo sozinhas, investir em cuidados com nosso corpo e mente e a participação no programa do Ready for Romance pode ser justamente o investimento que faltava para dar um boost na sua autoestima.

Então, livre-se da carência afetiva e das decisões ruins que ela faz você tomar. Chega de desgastar relacionamentos com a carência excessiva por companhia e atenção. Não se permita essa autossabotagem! Permita, sim, a autoestima e o autorrespeito; e conte com o Ready for Romance Club nesse processo. 😉