Aprenda a dizer NÃO

“Não” é uma palavra que certamente você já teve dificuldade em dizer, estou certa? A insistência em responder sempre “sim” provavelmente causou ou irá causar danos a sua vida. Eu sei, negar um pedido é uma tarefa complicada, é normal, o ser humano tem a vontade de ajudar o próximo sempre que possível. Acontece que isso pode acabar prejudicando tanto a vida pessoal, quanto a profissional.

Saiba que você não está sozinho nessa!

Muitas pessoas não fazem recusas por puro medo do conflito, medo de que o outro se chateie, ou até mesmo possuem receio em entrar em uma grande discussão. O temor de estremecer os relacionamentos, entrar em conflitos, passar uma negatividade, enfim, toda a dificuldade em dizer não pode estar diretamente ligada ao meio de trabalho, já que os profissionais querem mostrar-se a todo tempo prestativos e eficientes, e a recusa de pedidos pode significar “má vontade”. Sim, todos os seus motivos são aceitáveis e justificáveis, mesmo assim é essencial saber renunciar para então encontrar a felicidade plena.

Foi pensando nisso que separei aqui algumas maneiras para que você aprenda a dizer “não”.

1- Explique que você já está atolado de trabalho nesse momento, e que infelizmente não conseguirá acatar ao pedido. Fale ainda que os compromissos são urgentes e que precisam do seu total empenho para que a realização seja possível. “Eu gostaria de poder te ajudar, mas minha agenda está lotada e não consigo encaixar mais nada por enquanto”.

2 – Caso você tenha receio de entrar em conflitos, peça um tempo para pensar e sugira um horário alternativo para que possam conversar  melhor. Além de informar que está ocupado, você não descartará por completo a possibilidade de realizar o pedido.

3 – Diga que você não é a melhor pessoa para o trabalho solicitado, que pouco ou nada pode ajudar com o problema, e indique outro contato  mais capacitado. Você dirá “não” de forma educada e ainda demonstrara competência.

4 – Simplesmente diga não! Diga que não quer parecer ineficiente, mas que realmente não pode atender ao pedido. Peça desculpas e fale que gostaria de ter outras oportunidades para poder ajudar.

A dica mais valiosa para saber como dizer “não” é o ato de se colocar na posição do outro e escolher as respostas que mais se adequam à personalidade do indivíduo. Se a requisição vem de alguém pratico, haja da mesma forma, mas se ele é mais emocional, busque respostas mais “carinhosas”, ou seja, tente agir em igualdade.aprenda-a-dizer-nao

De forma educada, dizer “não” mostrará o quão honesto você quer ser e ainda beneficiará a sua própria vida – tanto profissional, quanto pessoal. Respeite o seu tempo e as suas necessidades, e lembre-se que a sua prioridade deve ser você mesmo!

– Miria Kutcher