O que você escolhe deixar em 2016?

Algumas vezes, o peso do passado pode prejudicar a sua caminhada.

Finalmente chegamos ao período de Festas!

Vejo muitas pessoas dizendo que esse ano foi longo, turbulento… outras aproveitaram os 350 e poucos dias que já passamos para realizar e conquistar – e também querendo um descanso!

A passagem do Ano traz uma renovação das esperanças, das vontades e da motivação.

E quanto mais ela se aproxima, mais as pessoas pensam sobre as suas resoluções para o novo ano. Listam o que querem fazer, o que pretendem realizar, os desejos de consumo a serem concretizados, o que querem finalizar. Essas resoluções de ano novo são bastante comuns.

Porém, antes de começar a lista de desejos para o Ano Novo, é necessário se fazer algumas perguntas sinceras: o que eu deixo para trás em 2016? O que desisto de carregar comigo? O que ficará “enterrado” nesse ano que se acaba?

Vou te propor um exercício. Imagine que você pode abrir a sua mente. Ela se assemelha a uma mochila que carrega vários ingredientes, situações, pessoas, histórias. Agora visualize o seu coração, também como uma mochila. Você abre o zíper e olha tudo o que está guardado lá dentro. Observe com cuidado, com carinho e com critério e responda: o que precisa sair de lá? O que não cabe mais nessa mochila? O que pode dar espaço para uma nova emoção, sensação, história, pessoa, vivência? O que não se adéqua mais à vida que você quer viver?

Responda essas questões com VERDADE.

O próximo passo é: o que fazer para esvaziar esses dois contêineres que são a nossa mente e o nosso coração?

Eu tenho certeza que 2016, e todos os anos que você já viveu, te trouxeram muitas coisas positivas. Certamente, todos nós tivemos a chance de aprender algo novo, de evoluir em algumas questões, de caminhar na direção dos nossos sonhos e realizações. Mas, também, esse(s) ano(s) trouxeram algumas dores. Ambos – conquistas e dores – fazem parte da nossa vida.

E o que elas fizeram de você? Onde esses dois aspectos te colocaram? Em que lugar você se encontra nesse momento e o que você escolhe viver – e carregar! – daqui para frente?

Sugiro que você faça essa reflexão, que realize esse exercício. Que limpe a sua mente, o seu coração, de tudo aquilo que não faz mais sentido, do que está pesado demais para ser carregado. Tire esse peso das suas costas! Porque antes de seguir rumo às conquistas do Ano Novo precisamos deixar para trás o que não serve mais.

E esse primeiro passo já é uma grande conquista.

Miria Kutcher