3 dicas de autoestima em relacionamentos

O amor, como todo outro sentimento, vem de dentro. E, para sermos capazes de amar alguém, precisamos antes de mais nada amar a nós mesmas. Afinal, nós somos a única pessoa certa que teremos em nossa vida até o final, a única pessoa que nunca vai deixar de lutar por nós, de se preocupar com nossas necessidades, de defender nossos interesses… Todas as outras pessoas em nossa vida são variáveis na equação dos nossos relacionamentos e nós somos a única constante. Se não conseguirmos amar a nós mesmas, não seremos boas amantes também. Com isso em mente, trouxe essas três dicas de autoestima para relacionamentos mais saudáveis e equilibrados.

1- Ame-se: a autoestima garante um lugar para você nos seus relacionamentos

A pessoa que não se ama não se valoriza e mal tem voz própria. Nos relacionamentos, ela se torna uma pessoa submissa, uma participante quase isenta de opiniões. Por isso, para garantir um lugar e uma voz para você mesma em seus relacionamentos, amorosos ou não, ame-se em primeiro lugar. Isso vai dar a você a confiança de que você precisa para lutar pelos seus ideais, realizar seus sonhos e saber a hora de abandonar relacionamentos que estão fazendo mal a você. A autoestima é a força motriz que faz você se expressar e exigir dos outros o respeito que você merece em seus relacionamentos. É o que vai garantir que você tenha coragem de se expressar em situações constrangedoras, nas quais pode ser decisivo fazer valer suas opiniões.

2- Promova sua autoestima e seu autoconhecimento

Quando você se ama, você fica mais atenta às suas necessidades, opiniões, desejos e sonhos. Quando você está de bem consigo mesma e com a autoestima em alta, fica mais fácil perder a vergonha de se conhecer, até mesmo no sentido sexual. Com isso, você estimula seu autoconhecimento e consegue tomar decisões mais antenadas às suas necessidades e gostos, garantindo uma maior felicidade e qualidade de vida para você em seus relacionamentos. Afinal, quando a gente ama alguém, a gente quer passar tempo com essa pessoa, certo? Então, quando você se ama – isto é, quando tem autoestima -, você também entende a importância de dedicar tempo a si mesma, cuidando de seu corpo, mente e coração.

3- A autoestima em relacionamentos é sua melhor amiga

A autoestima em relacionamentos é como se fosse aquela sua melhor amiga, que dá conselhos e dicas para você. É como se você contasse para sua amiga o que está acontecendo e ela dissesse “de jeito nenhum, larga esse homem agora!” ou “você merece muuuito melhor do que esse emprego”. A autoestima em relacionamentos ativa uma voz em sua cabeça, que é seu amor próprio. E essa voz vai denunciar para você os comportamentos errados dos outros, as situações nas quais você está sendo desvalorizada, subestimada ou até mesmo mal-amada. Assim, basta amar a si mesma e investir em sua autoestima que ficará muito mais fácil tomar decisões em seus relacionamentos e escolher quando ficar e quando dar o fora 😉

Como você pode ver, a autoestima tem um papel super importante a desempenhar nos seus relacionamentos, amorosos ou não. E de amor a gente entende! Por isso, o Pronta para o Romance é o programa de que você precisa para entrar em contato com seu eu interior e investir em suas emoções, entendendo melhor o que você está procurando e o que você merece – que, certamente, é muito mais do que você achava! Conheça o programa e faça parte, hoje mesmo, desta comunidade de mulheres que estão revolucionando suas vidas amorosas, seus relacionamentos e sua autoestima.

Miria Kutcher

© Copyright 2017 - Miria Kutcher - Coach de Relacionamentos.